[RESENHA LITERAL] Divergente - Veronica Roth



Editora: Rocco
Autora: Veronica Roth
Nº de Páginas: 502
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

 
Divergente vai trazer em primeira pessoa a Beatrice, que aos 16 anos, tem que fazer uma díficil escolha que irá mudar totalmente a sua vida. Onde Chicago é dividida em facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. A Beatrice vive na Abnegação desde que nasceu, mas sempre se imaginou em outras facções e quando ela realiza o seu teste para descobrir em qual ela irá ficar, tem uma grande surpresa, descobre que é divergente, que os seus testes não dão um resultado exato. Ela tem que decidir se vai viver como os seus pais querem, ou descobrir novos horizontes e realizar o que ela mais deseja, viver fora da Abnegação. Mas ela não mora só com os pais, tem o seu irmão Caleb que sempre está ali para repreende-la caso faça algo que não siga as regras da sua facção.
Depois dos testes a vida dos dois mudam (só que a da Beatrice muda mais :D). Porque no decorrer da sua escolha ela se interessa pela mais imprevistas das facções: a Audácia e é ai que a coisa começa a ficar interessante. Conhecemos novas pessoas e principalmente o Quatro (sim, o nome dele é assim mesmo), que aliás é o que mais me interessou no livro inteiro. Não que a Beatrice seja chata, ela é super corajosa e enfrenta os seus medos e isso é uma característica de guerreira, mas para o livro deslanchar totalmente foi com a chegado do misterioso e charmoso Quatro. 
O livro tem uma pegada bem legal, apesar de ser grande, li ele super rapidinho, em dois dias. (Tava ansiosa pra ler e assistir o filme). Tem bastante cenas que me deixaram sem fôlego, e coisas que me surpreenderam que pensei que não aconteceria. 
No finalzinho ele me deixou com o coração na mão. Encontramos coisas bem chocantes durante o livro, algumas mortes :'( (Acho que a Veronica andou lendo algum livro da tia Clare) mais também acontecimentos bons.
Já me disseram que esse é o melhor livro da Trilogia, não sei se terei a mesma opinião em relação aos outros, mas esse realmente me surpreendeu.
Não vejo a hora de ler Insurgente!!!!

 

 



2 comentários:

  1. Oi, li Divergente e Insurgente e posso dizer que sou mega fã dessa série. Estou roendo as unhas para ler Convergente.
    Sou apaixonada pela escrita da Veronica, pela história e universo incrível que ela conseguiu criar e sobretudo pelos personagens reais e cativantes. E, eu digo que ela é discípula do George R.R. Martin, porque ela mata geral, principalmente em Insurgente.
    Fico feliz que você tenha gostado da história, é tão bom ver alguém compartilhar a mesma opinião que você. Estou muito ansiosa para ver como ficou a adaptação ainda mais porque só ouvi comentários bons!
    Beijos :D
    Oii, bem legal a resenha!
    Sou gleek também, apesar de estar um pouco desanimada com a série e tal... Não é a mesma coisa sem o Cory :'(
    Eu já tinha ouvido falar do livro e queria ler, mas estava meio em dúvida se valeria a pena, mas depois da sua resenha vou ler sim. Deve ser legal ver uma outra face de nossos personagens favoritos e estou tentando imaginar como a Rachel (que é minha personagem favorita apesar de tudo) possa ter ficado mais convencida. Estou curiosa pra ver como o livro é estruturado e se foi realmente bem desenvolvido!
    Beijos *-*
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir